Aconteceu comigo – Visagismo

Após uns dias de merecido descanso estou de volta para compartilhar minhas experiências e impressões de imagem e beleza.

O visagismo está mais presente em nossas vidas do que possamos imaginar. Quem nunca teve a infeliz experiência de ver o seu “Dia de Princesa”, aquele dia especial que reservamos para cuidados que nos faz ficar HORAS no salão fazendo mechas, unhas… Terminar em lágrimas?!

Principalmente quem faz mechas sabe quanto tempo podemos ficar de “molho” no salão até concluir todo o processo da coloração. Um verdadeiro teste de paciência. Sem falar o custo que dependendo da qualidade do trabalho costuma ser um pouco oneroso.

Depois de tudo isso se olhar no espelho e não se identificar com o resultado é sem dúvida alguma uma experiência extremamente frustrante. Antes quando não conhecia o Visagismo, achava que era uma coincidência, que aquele não era o meu dia, que a culpa era do cabeleireiro…

Eu já tive um dia ruim destes de olhar no espelho depois de passar um sábado quase inteiro dentro de um salão de beleza e não me identificar com a imagem refletida. Apesar de bonita a coloração, não refletia quem eu era e depois de todo “literalmente” custo quando cheguei em casa desabei em lágrimas.


 O visagismo proporciona uma construção da imagem pessoal, por isso por mais radical que seja a mudança há uma identificação da imagem refletida com um objetivo pretendido. Os princípios da harmonia e estética juntamente com o momento de vida são avaliados e a funcionalidade é que proporciona a sensação de adequação visual.
Quando passei pelo meu primeiro processo de consultoria com Philip Hallawell estava com os cabelos compridos loiros e bem bonitos, tanto é verdade que não me passava pela cabeça cortá-los, porém após o curso e análise percebi que naquele momento era o que deveria fazer, pois apesar de estar bem com aquele visual ele não refletia a minha personalidade e meu momento de vida.
E quando o processo foi concluído, pude me enxergar de fato como me sentia e mesmo que alguém ou todos chegassem e dissessem que não haviam gostado, eu simplesmente não me importaria tamanha era a minha identificação com o resultado do processo.

O melhor de tudo é poder ver que a nossa imagem reflete o melhor de nós, exatamente como queremos ser vistos. A imagem que fala mais que palavras e que reforça nossas atitudes e comportamento e isso é sim uma experiência de autoconhecimento e proporciona uma realização incrível, nos deixando mais autoconfiantes e mais preparadas para superar qualquer desafio que possa surgir a nossa frente.








Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO