Arte da fotografia – Guilherme Dimatos

A fotografia é o registro de emoções, histórias, momentos especiais. Afinal ninguém gosta de ser fotografado quando não está bem. Ela registra uma fase ou momento especial de alguém que poderá ser revivido depois.

Em Florianópolis temos um talentoso profissional nesta arte que é o Guilherme Dimatos, ao fazer alguns trabalhos com ele tive o interesse de compartilhar como foi a sua trajetória profissional.


Na infância, Guilherme ao realizar na escola um teste vocacional, o resultado que a principio não foi apreciado, deu que suas inclinações seriam para artes plásticas, decoração ou fotografia. Anos mais tarde, já graduado em Geografia foi morar alguns na Inglaterra e ao retornar ao Brasil foi convidado para auxiliar um conhecido em uma escola de fotografia e assim acabou se apaixonando pela fotografia. Mas preocupado com o futuro foi ser coordenador e professor de uma rede de ensino de idiomas, inclusive em outros estados.

          A paixão pela fotografia estava sempre presente, mas apenas como hobby, até que seus sócios resolveram colocar tudo a perder quando fugiram com o dinheiro da empresa levando-a a falência. Para Guilherme foi o que de melhor podia acontecer, pois esse evento o colocou novamente de frente para a fotografia, não por falta de opção, mas por respeito a aquela que sempre esteve ao seu lado.

Hoje após 17 anos de fotografia profissional, mesmo com os tropeços de um mercado saturado, Guilherme sabe e afirma que talento é gostar demais daquilo que se faz e que os resultados são conseqüência desta dedicação. Já tendo feito diversos trabalhos, hoje pode se dar o direito de fazer somente o que mais se identifica: Books (por considerá-los divertidos), editoriais de moda e publicidade inclusive fora do Brasil. Trabalhos autorais artístico com nu (está em um projeto que pretende finalizar até o meio do ano que vem) são os que lhe proporcionam maior realização, expressão e criatividade.

        No seu estúdio sente-se como em um porto seguro, mas nas externas forçado a relembrar das velhas técnicas e se o lugar tiver certa beleza for seguro e confortável a modelo e a equipe é bem vindo.

Termina dizendo que para o futuro deseja se dedicar mais ainda aos trabalhos temáticos voltados às galerias. Considera a fotografia parte integrante de sua família e por isso o alicerce e base de sua formação.

O Estúdio Guilherme Dimatos fica na Praça XV de Novembro, 153 – Sala: 205. Centro de Florianópolis – SC. Fones: (48) 3224-6262 (48) 9992-8653

Obrigada Guilherme por compartilhar parte da sua história, lhe desejo muito sucesso e realização nesta arte tão importante e bela que é a fotografia.

FOTOS: Guilherme Dimatos
MODELO: Stephanie Pontes


Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO