Comunicação não verbal – a imagem que fala mais do que palavras.

Domingo houve inúmeras críticas em relação a atitude da atriz Glória Pires na entrega do Oscar.

O que eu irei destacar é algo que aqueles que conhecem o Visagismo Philip Hallawell, principalmente os “coléricos” conhecem bem, que é a força contida na imagem.

Eu mesma tenho hoje a clareza de que o meu lado colérico, muitas vezes comunica uma força que pode chegar a intimidar, principalmente quando cansada.

O temperamento colérico é aquele tipo mais reservado e pra quem acaba de conhecer um, dependendo da situação, é possível que se sinta intimidado com sua expressão séria e mais reservada, por isso não é incomum vermos coléricos sorridentes como forma inconsciente de dizer “Eu sou legal, não precisa temer”.

No caso da Glória Pires, o cabelo partido ao meio só potencializou essa informação devido esse modo de dividir os cabelos evidenciar muito mais o rosto e ser referência também do temperamento melancólico.

A grande maioria dos rostos possuem uma assimetria que pode ser leve praticamente imperceptível ou mais acentuada e os cabelos partidos ao meio sempre evidenciarão essa assimetria.


Se você também como eu, já passou por essa situação de passar por antipática ou indiferente inocentemente, existe formas de suavizar essa informação equivocada:

1 – Busque conhecer qual a mensagem você comunica na maioria das vezes. Através de uma Consultoria de Visagismo ou até mesmo pedindo um feedback de pessoas próximas que sejam sinceras;

2 – Veja suas fotos de diferentes períodos e tire outras sem sorrir, observe de modo imparcial sua imagem e se pergunte: Se eu acabasse de conhecer essa pessoa, baseada apenas em sua expressão, qual impressão teria?

3 – Não precisa ficar sorrindo o tempo todo; existem outras formas de comunicar mais leveza para quem precisa. Através de franja lateral, cores mais divertidas ou suaves, acessórios…

4 – E por último e mais importante é lembrar que o objetivo não é o de comunicar algo que não seja verdadeiro, ao contrário, lembrar que nossa atitude influencia nossas emoções. Seja a principal motivação do seu sorriso. 

Beijos

Siegried Pontes

Business Coaching e Consultora de Imagem
Assista o vídeo que falo a respeito deste tema no meu canal do YouTube Siegried Pontes. Clique no botão seguir e fique por dentro desse conteúdo de imagem, comportamento e comunicação.

Fontes: Imagens google
Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO