Estilo positivo sempre

Estilo, bom gosto e adequação caminham de mãos dadas, ainda mais quando a questão é comportamental, pois de pouco adianta ter uma comunicação congruente aos objetivos propostos, mas que ao mesmo tempo destoa de valores verdadeiramente importantes.

Uma metáfora usada por Sthepen Covey, e que acho super didática é a da “Conta Bancária Emocional”, ela se refere a quantidade de confiança que acumulamos em nossos relacionamentos.

Quando efetuamos depósitos de cortesia, gentileza, honestidade… Verdadeiramente estamos investindo neste relacionamento, o nível de confiança aumenta e por mais que cometamos algum erro, a reserva emocional compensará quando o saldo for sempre positivo. Quando a confiança está em superávit à comunicação é instantânea e eficaz.


Porém quando falta cortesia, atenção e respeito, essa conta emocional fica no vermelho e a confiança é abalada de tal forma que qualquer palavra ou intenção é interpretada da pior forma possível e as pessoas começam andar como em terreno minado, tensas cuidando para não serem pegas de surpresa.

Infelizmente estes relacionamentos deficitários estão presentes em muitas famílias, empresas… Precisamos estar cada dia mais dispostos a depositar gentilezas, amor, boa vontade, respeito, paciência em nossos relacionamentos para quando estivermos em um dia em que desprevenidamente efetuarmos um saque significativo, o nosso saldo seja suficiente para ainda continuarmos “positivos” em nossas relações.

Assim como na vida, precisamos fazer investimentos em nossos relacionamentos de longo prazo, sem expectativas de retorno imediato.


Fonte: Os 7 Hábitos de pessoas altamente eficazes – Stephen Covey
Imagens: Google

Escrito por

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO