Inveja – Se você não tivesse falado teria dado certo!

Se você não tivesse falado daria certo!

Se você não tivesse falado daria certo!

Você já viveu alguma situação na qual estava certo e confiante de ter alcançado um objetivo muito especial e de uma hora para hora deu tudo errado?

No dia a dia do atendimento de Coaching, essa é uma queixa bem comum: o MEDO da INVEJA. Mas até que ponto essa “força” externa tem poder de influenciar negativamente a sua vida?

No processo de desenvolvimento de competências e talentos, o sistema de crenças influencia diretamente na nossa capacidade de realização; quando creditamos uma força para algo negativo, acabamos indiretamente focando no que não queremos e isso sim interfere.

Já é cientificamente comprovado que ficar falando os seus planos para o futuro, como se eles já tivessem acontecido, faz o seu cérebro entender que é hora de te dar uma recompensa.

Todas as vezes que você usa expressões como “já deu certo”, “já ganhei”, o seu cérebro processa como se você já tivesse alcançado e envia sinais de desaceleração. Ele te envia estímulos de “hora de dar um tempo”, “hora de pisar no freio”, “você merece um presente”.

E você realmente acaba dando um tempo, ou então por um mecanismo de auto-sabotagem, acaba adoecendo que lhe obriga a diminuir o ritmo.  Quando não temos esse entendimento, tendemos a colocar a culpa no “amigo invejoso”.

Se você vive no dilema de “devo ou não me expor”, saiba que é ótimo compartilhar seus planos com pessoas próximas, da sua confiança. Elas vão lhe ajudar a se manter motivado.

Lembra daquela máxima que nós somos a média das cinco pessoas que mais convivemos? Saiba escolher bem esses seus cinco, pessoas que realmente te incentivem e celebrem com você as suas conquistas.

As pessoas invejosas existem, mas não se esconda por causa delas. Viva suas experiências com alegria e liberdade. E compartilhe, afinal a felicidade deve ser compartilhada.

E aí? Refletiu a respeito dessas cinco pessoas especiais que te inspiram e motivam? Compartilha com eles essa mensagem! Eu tenho certeza que eles vão adorar saber que você confia neles, sem medo de inveja.

Até a próxima semana,

Bjss

Siegried Pontes

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO