Qual crença faz mais sentido para você?


“Quem espera sempre alcança “ou” Quem procura acha”?

As duas crenças são verdadeiras e poderosas, só depende de como direcionamos nossos pensamentos.

Para uma pessoa o “esperar” pode ter o sentido de acreditar, associado à esperança ativa e a perseverança, já para outra, esperar pode significar comodismo, passividade ou falta de ação, ainda que tenha uma conotação mais positiva.

Do mesmo modo que uma pessoa mais insegura tende a focalizar e a buscar inconscientemente fatos negativos para reforçar sua crença, pois “Quem procura acha” e acaba achando mesmo.

Mas por que isso acontece? Por que existem pessoas que parecem ter mais “sorte” ou oportunidades que outras?



Todos nós possuímos um sistema que filtra a percepção do que vemos e sentimos e direciona a nossa energia, o chamado Sistema de Ativação Reticular.  Captamos aproximadamente 10.000 Bytes de informação por segundo, mas o Sistema de Ativação Reticular filtra apenas 1% dessa informação para poupar energia para o que é importante. O problema é que quem determina esse grau de importância é o nosso sistema de crenças.

Um exemplo prático muito utilizado é quando decidimos comprar um carro. A partir do momento que escolhemos o modelo começamos a observar uma quantidade maior deste carro na rua, como se todos tivessem resolvido comprar o mesmo, mas na realidade é apenas o Sistema de Ativação Reticular filtrando o que interessa no momento.

No caso das crenças, exemplificamos com aquelas pessoas que têm a tendência de focar sempre no pior como mecanismo inconsciente de defesa. Querem muito alguma coisa, mas não querem sofrer com a dor da frustração de não conseguir e então preferem não criar expectativas e atitudes positivas, mas acabam na realidade criando perspectivas negativas que só fortalecem sua crença e que drenam a sua energia para ação.
No ambiente de trabalho, as interações entre colaboradores e chefias, em relação a ascensão profissional e sistema de remuneração, são muitas vezes influenciadas por este modo de observação limitado por “rótulos” que só reforçam características negativas e diminuem consideravelmente a motivação e produtividade.


É a diferença entre focar no problema ou na solução. Tudo o que colocamos o foco tende a se expandir, então se focamos no que falta é o que iremos ver; se focamos na solução um universo de possibilidades surgirão.

O processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal é ilimitado e quanto mais aberto e disposto você estiver para questionar suas crenças, mais próximo estará de viver uma vida cheia de energia e possibilidades, sempre procurando e alcançando.

Siegried Pontes – Business Executive Coach, fundadora do Olhar de Estilo e Siegried Coaching Empresarial.
Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO