Vintage ou Retrô?

O vintage é uma tendência que permanece firme e forte no tempo e agora se tornou sinônimo de sofisticação e estilo.

A tradução mais fiel de “Vintage” seria “Boa Safra”, isso porque o termo vintage surgiu originariamente das condições de colheita e safra da uva. Transportando este conceito para o “Estilo” ele estaria associado a algo como uma peça de vestuário, objeto de decoração, acessório ou até mesmo um corte ou penteado de cabelo que fez tanto sucesso no passado que permanece fiel a sua criação original até hoje.

Um bom exemplo que resiste ao tempo e as tendências é a bolsa Chanel 2.55 criada em fevereiro de 1955 por isso o nome associado à criação. Essa bolsa de alça é produzida até hoje de forma artesanal foi à primeira bolsa de alça criada com intuito de deixar as mulheres com as mãos livres.

A tradicional preta de metalassê com corrente dourada é uma vintage, enquanto aquelas de outras cores e tamanhos podem ser consideradas retrô, pois seriam mais uma releitura do passado.  

A Enciclopédia da Moda define Retrô do francês rétro, como: palavra usada para descrever roupas de épocas anteriores, no mínimo vinte anos passados. Essas roupas, embora tenham uma proposta reformista, são revividas para funcionar como visual do momento como no caso do Hippie Chic que usa calças boca de sino, mas de forma mais sofisticada.

Escrito por

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO