Você fica constrangido quando recebe um elogio?

Elogio x Timidez

Imagem: Malika Frave

A validação ou elogio pode fazer a diferença no dia de uma pessoa. Mas você, como costuma lidar com ele?

Hoje iremos refletir a respeito desta relação. Por que para algumas pessoas é tão fácil elogiar, e ao mesmo tempo tão difícil receber o elogio, sem que quase que ao mesmo tempo, sinta a necessidade de devolvê-lo?

E qual a importância disso em nosso dia a dia?

Quando conseguimos identificar características ou pontos positivos no outro, e nos sentimos felizes em validarmos, em forma de elogio e aceitação, acabamos por fazer o dia de alguém especial. Um simples gesto pode desencadear um efeito em cadeia maravilhoso de gentilezas.

E quando, por outro lado, recebemos um elogio ou validação e nos sentimos “obrigados” a imediatamente devolvermos o elogio, ou até mesmo, não aceitá-lo, quando chamamos atenção para um aspecto não tão positivo, como forma de dizer: nem é tanto assim?

É como se você dissesse para o outro: eu não mereço a sua atenção. Mas pior do que essa rejeição, é justamente o que isso pode significar; falta de autoaceitação.

Por isso devemos dia após dia cultivar com foco e atenção, a autoaceitação e a apreciação das qualidades que o outro possui e que se refletem em você; e também quando o outro lhe fizer uma validação com elogio, conceder essa alegria que lhe oferecem como um presente.

E você? Como se sente quando é elogiado?

Constrangido ou agradecido?

Um dos focos do meu trabalho é justamente a relação da autoimagem x autoconfiança, pois sei o quanto essa relação interfere na nossa capacidade de realização. Uma pessoa que não se considera merecedora (inconscientemente) não terá “fôlego” para ir atrás de seus sonhos.

Você se lembra também de alguma situação semelhante a que compartilho no vídeo? Fez algum elogio ou observação positiva que tenha feito a diferença na vida de alguém?

No próximo vídeo irei conversar a respeito de Estilo Pessoal. Você tem o seu definido?

Inscreva-se no meu canal do YouTube Siegried Pontes e receba todas as atualizações de conteúdo de beleza, imagem, comunicação e visagismo.

Bjss

Siegried Pontes

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO