Barba e Visagismo

O uso de barba por fazer está na moda, à novela Fina Estampa prova que este estilo é tendência e os homens que se consideram com poucas opções de mudança visual podem ousar e se beneficiar deste look cheio de charme e virilidade.

A barba por fazer não é simplesmente o ato de não fazer a barba diariamente. É preciso que aja um desenho que dê o contorno desejado conforme a intenção que se pretende expressar.

O visagismo é imprescindível nestes casos, ele irá procurar um desenho que enfatize o temperamento que necessite ser evidenciado. Por exemplo, quem tem o rosto mais largo ou queixo pouco marcado, mas precisa evidenciar liderança e autoridade a barba proporcionará essa comunicação visual.


Segundo o meu amigo Alan Gi S. referência em visagismo, quem possui o rosto em formato de triângulo invertido com queixo pronunciado bem característico do temperamento sanguíneo, deve evitar o cavanhaque que irá acentuar mais ainda esta característica que traz uma mensagem de atenção ou perigo, a barba mais reta neste caso seria mais conveniente.

Esse visual, com barba, combina mais com os mais jovens e vaidosos devido ao fato de requerer manutenção e cuidados constantes.


No ambiente profissional, dependendo do tipo de profissão também tem de ser avaliada a sua efetividade, pois devido uma imagem valer mais que mil palavras e o visagismo existir para confirmar esta teoria. A mensagem que se pode passar quando não há os devidos cuidados é a de uma pessoa que não é bem sucedida.


A ficção serve bem para ilustrar como o visagismo acontece em termos de linguagem visual. Se analisarmos a maioria dos personagens que possuem barba perceberemos que a mensagem que eles transmitem, apesar do charme é de agressividade, malandragem… Não é por acaso que os personagens mais bem sucedidos na novela não usam barba.






Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO