Estilo Profissional

O tempo que passamos em nosso ambiente de trabalho é o que nos ocupa mais no decorrer de um dia, pelo menos para uma boa parte da população, chega a ser um terço do nosso dia. Esse tempo na verdade acaba sendo maior, pois tem o deslocamento, almoço…

Por este motivo é muito importante que estejamos bem em todos os sentidos. Sabemos que nem tudo é como gostaríamos que fosse e outras coisas independem de nós. Mas uma coisa é certa: podemos mudar a percepção de nosso dia começando ele com a escolha da imagem adequada para nosso ambiente de trabalho.


O princípio que mais importa no ambiente corporativo é a ética, pois sem ela a elegância e a etiqueta não existiriam. Mas além da ética temos um código de vestuário.

O Dress Code (código de vestimenta) coorporativo é um meio de orientação que vai além de adequar, o que já é uma excelente vantagem competitiva, proporcionar o resgate da autoestima e assim, portanto, o maior ganho acaba sendo o de sentir-se bem consigo mesmo.


No ambiente profissional a regra principal é estar de acordo. Se o ambiente é mais INFORMAL é permitida maior variação e criatividade no vestir, pois as regras são mais flexíveis. Porém se o ambiente de trabalho é FORMAL as regras são mais claras e definidas como as relacionadas abaixo:

– A elegância independe de tendências de moda e no ambiente profissional formal as roupas clássicas são sempre mais indicadas à ousadia pode ser acrescentada no uso de acessórios.

– Bijuterias, jóias, sapatos, echarpes e bolsas mais modernos são permitidos desde que não destoem tanto do visual. Lembrando-se sempre que eles têm de ser proporcionais ao tamanho da pessoa.

– Cabelos com corte em dia, se longos preferencialmente presos. O visagismo associa como um símbolo de comprometimento.

– Maquiagem após os trinta anos é um cuidado fundamental que temos que ter primeiramente conosco e depois com nosso ambiente profissional.


A imagem masculina no ambiente profissional também requer cuidado e atenção:

– Camisas bem passadas e com o colarinho em ordem. As golas e colarinhos são de extrema importância visual, pois remetem autoridade, se por algum motivo o colarinho estiver amassado ou sem forma, inconscientemente a mensagem emitida será descuido, despreparo… A manga da camisa deve terminar na altura do punho, cobrindo o relógio e a do paletó cobrindo 1 cm o punho da camisa.

– Pulôver ou malha de gola role não se usa com terno clássico e gravata. O correto no inverno é conjugá-los com paletós esportivos e blusões.

– O sapato marrom vai bem com roupa mais clara, não devendo ser usado com ternos nas cores preta ou azul. Nesse caso o preto é sempre melhor.

– As meias quanto menos for notada melhor e as brancas somente com tênis para prática de esportes.

– Cintos de preferência que combinem com os sapatos. Evitar cinto marrom com roupa escura ou azul. Exceto com o jeans e o cinto preto não deve ser usado com cores claras.

– O terno é um dos principais itens do guarda-roupa profissional devido a sua praticidade e formalidade. Homens muito altos devem evitar ternos de risca ou com listras na vertical. Já os blazers podem ser usados com calças sociais e camisas.


 A credibilidade e coerência de imagem andam de mãos dadas com satisfação pessoal. Quando estamos satisfeitos irradiamos contentamento, cativamos clientes, nos relacionamos melhor com colegas e chefia.



Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO