Moda, estilo e visagismo.

A moda apesar do forte apelo comercial quando é vista pelo aspecto da comunicação, da autorrepresentação e da contextualização de tempo, do processo criativo ela se torna uma forma de arte e expressão.


Acredito que o mais importante é o estilo. No visagismo buscamos justamente trabalhar esta forma de beleza que se revela, presente em cada pessoa e não algo exterior com referências alheias aquela personalidade.


O visagismo é uma forma de arte na qual o corpo se faz tela e moldura na galeria aberta que é a sociedade. Philip Hallawel


O mais importante sempre será respeitar o estilo, proporções e revelar e não construir. Por mas que busquemos o equilíbrio de formas e cores, ao passar pelo processo de visagismo a questão da funcionalidade e adequação é extremamente importante.


Não basta apenas funcionar esteticamente no sentido do belo como ideal de perfeição. Mas sim como no seu sentido original no qual a palavra estética se origina do grego “aisthetikós” que se origina de “aisthanasthai”, e que significa perceber, sentir. Estética usada para designar o estudo das sensações ou estudo da sensibilidade.
Voltando ao princípio, a moda pode ser utilizada como mais um atributo nesta descoberta de que o processo pode proporcionar, sempre respeitando o estilo individual antes de tudo. O que o faz ser efetivo e tão pleno de resultados é o fato de nos proporcionar descobertas e autoconhecimento.


Estilo é uma questão de saber quem se é e o que se quer ser, sempre respeitando o que se é na essência verdadeira.

FONTES: MODA 150 anos Estilistas, Designers e Marcas – Charlotte Seeling
             O livro negro – Nina Garcia
             Imagem também se lê – Sandra Ramalho e Oliveira
IMAGENS: Olhar de Estilo
               Google

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO