Protagonista ou coadjuvante? Quem é você na sua história?

No Oscar da Vida Real, em qual dessas categorias você seria indicado pelo papel que desempenha em sua história?

Quem é você na sua história?

No Oscar da Vida Real, em qual dessas categorias você seria indicado pelo papel que desempenha em sua história?

Se você não é protagonista, tem alguma coisa errada!

Significa que você não está desempenhando o papel mais importante, o de personagem principal da sua história! Só atuar como coadjuvante, é viver uma história que não foi escrita para você.

Como você sabe se o seu papel é de coadjuvante?

Quando você trabalha em algo que não te trás realização… do tipo que você passa a semana desejando o sábado e domingo.

É comum pessoas nessa situação, reclamarem muito, de qualquer coisa, além de enfrentarem problemas de saúde, ansiedade e até depressão.

Há alguns anos, eu mesma fui uma dessas pessoas que não estava mais feliz no trabalho.

Trabalhei em uma grande instituição financeira que me trouxe alegria e realização por um tempo, só que chegou um momento que deixei de ser protagonista da minha história profissional e passei a ser apenas coadjuvante na empresa; busquei então, construir outra carreira que me trouxe realização e propósito, só que durante um tempo, tive que conciliar as duas carreiras.

Atendia no meu escritório clientes nos primeiros horários da manhã, após corria (quase que literalmente) para a instituição e às 16:00 voltava para o escritório e continuava os atendimentos. Em meio a essa correria, um dia descendo uma avenida de salto alto, na correria para não me atrasar, pude claramente ouvir meu eu interno falar: Você está passando por isso porque você quer!

Aí você pode pensar: Provavelmente você deveria estar com planejamento pronto, com direito a reserva financeira e tudo!

Muito pelo contrário, muitas vezes nos apegamos a ilusão “Do Melhor Momento” que seria um estado ideal de estabilidade financeira, fluxo intenso de clientes… O melhor momento, nós criamos quando reassumimos esse papel de protagonistas das nossas vidas.

Essa coragem você precisa ter também! Não é fácil, toda mudança trás dificuldade. Não é um conto de fadas… e sim um filme de aventura com direito a susto, frio na barriga, e algumas vezes até drama. Mas, nestas horas, o importante é vestir a capa de herói e deixar a posição de vítima de lado.

Na época que tomei essa decisão de ficar somente com a empresa que havia montado de Coaching e Consultoria, não tinha dinheiro sobrando, pelo contrário. Mas o fato de eu querer ser autora da minha própria história para, nela ocupar o posto de protagonista, me fez ter coragem para enfrentar qualquer desafio.

Ainda tenho muito a conquistar, mas hoje, ter a felicidade de fazer o que eu gosto, ajudando as pessoas a descobrirem e desenvolverem seu potencial, tendo tempo para mim, já fez valer a pena minha decisão todos os dias.

Na nossa vida não existe um final feliz. O que conta é a jornada, é vivenciar a experiência, é planejar a rota.. É simplesmente viver.

É preciso assumir os papéis de autor e protagonista da sua história para viver de maneira autêntica e feliz!

Bjss

Siegried Pontes

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO