A sua linguagem corporal, comunica o que você quer dizer?

Comunicação colérica.

Comunicação colérica.

Olá meus belos e belas,

Temperamento Colérico? Arquétipo do Guerreiro? O que essas palavras “estranhas” tem a ver comigo?

Hoje tem vídeo novo no meu canal do YouTube: Siegried Pontes – Temperamento Colérico.

Nesse vídeo falo a respeito do processo de comunicação de pessoas que tem esse Temperamento como predominante.

Naturalmente pessoas coléricas, possuem uma mensagem de força.

Quando ainda intensificam essa mensagem através de cortes ou penteados de cabelos, potencializam as características presentes do Arquétipo do Guerreiro: características que remetem a luta, guerra…

No post e vídeo anterior, falei a respeito do Temperamento Fleumático que comunica uma relativa passividade e relaxamento, que é o oposto do Colérico que se associa a ideia de dominação, foco, força…

Uma pessoa que já possui muito dessa mensagem, pode fazer com que as outras pessoas se sintam ameaçadas; e reforçar essas características, poderá causar ainda mais problemas de comunicação, podendo causar até mesmo problemas de relacionamento.

Penteados com referências deste arquétipo com topetes, moicanos ou tranças, dependendo de como estiverem colocados, podem reforçar essa ideia de luta e dominação, prejudicial em alguns momentos, mas importante em outros.

O grande segredo é tornar esse maravilhoso processo de comunicação consciente.

Querendo ou não, enviamos sinais com nosso corpo o tempo todo:

1 – Esses sinais são primeiro processados por nós mesmos, afetando as nossas emoções e consequentemente nossa atitude e energia; Ou seja, podemos alinhar quem somos, direcionando para os nossos objetivos;

2 – Ao fazermos essas escolhas de modo consciente, além de ampliarmos o nosso autoconhecimento, nos tornamos mais responsáveis em relação ao alcance de nossas metas e objetivos.

E você? Já foi criticado por estar sério demais ou por estar mal humorado, enquanto na realidade você apenas estava concentrado fazendo alguma atividade? Se constantemente ocorre essa situação, talvez você tenha esse temperamento como predominante.

Tenho vários clientes que possuem esse temperamento e gostam de reforçar essas características de força e dominância (a maioria líderes), mas se por ventura, ter esses traços evidenciados traz mais prejuízo do que ganho, é interessante reavaliar suas escolhas.

Independente do temperamento, todos possuímos várias personas com características e qualidades que podem também ser evidenciadas conforme o momento em que estivermos vivenciando.

Qual o “super herói” que tem habitado em você, neste momento?

Lembre de se inscrever no canal do YouTube: Siegried Pontes para receber sempre esse conteúdo especial de Coaching, Comunicação, Beleza e Imagem Pessoal.

Bjss

Siegried Pontes

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO