Visagismo – Construindo uma imagem

    O conceito do visagismo relaciona-se com a construção de uma imagem que busque realçar qualidades natas e suavizar “fraquezas”, utilizando-se da linguagem visual.

      Fernand Aubry era um cabeleireiro muito famoso em Paris que em 1936 criou o termo VISAGISMO, declarando a frase: “Não existe mulher sem beleza, mas apenas belezas escondidas que não foram reveladas”. É claro que essa afirmação não se restringe somente as mulheres.


O visagismo não é um método intuitivo, pois ele se fundamenta na ciência e em conhecimentos milenares. Baseado no sistema de classificação de temperamento de Hipócrates e fundamentado em diversos trabalhos como do Psicanálista Carl Gustav Jung que descobriu que certos símbolos mantinham seu significado em todas as culturas e em todos os tempos.


     Os arquétipos são diversos símbolos que agem de forma subliminar no inconsciente das pessoas provocando sensações e reações emocionais e não de modo racional.

      Philip Hallawell desenvolveu o método de busca da personalização da imagem nos fundamentos da linguagem e comunicação visual. Traduziu todo esse conhecimento em duas obras: Visagismo – Harmonia e Estética e Visagismo Integrado – Identidade, estilo e beleza. Ambos da editora SENAC.

Este ano tive o enorme prazer de participar de seu curso de visagismo, e o encantamento que suas obras despertam é confirmado por seu carisma e Savoir-Faire.Mestre na arte do Visagismo e artista plástico talentosíssimo ministra cursos e desenvolve trabalho único desta arte apaixonante que é o visagismo.

      A consultoria de visagismo proporciona um trabalho personalizado, no qual as qualidades individuais são realçadas de forma estética e harmonioza. E aquilo que antes era trabalhado apenas com fim estético passa a ser feito também de modo consciente com objetivos definidos facilitando a mensagem que queremos comunicar ao mundo.



Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO