VISAGISMO MASCULINO

Para quem pretende ter o seu próprio estilo e desenvolver uma imagem pessoal marcante vale a pena investir no visagismo.

Antes de começar a falar sobre o tema, vamos combinar que o objetivo é ficar bonito, certo? Mas nem sempre o que é bonito nos outros, fica bem na gente. E o visagismo mostra como funciona essa criação “do belo”, por isso, resista e leia o post até o fim para compreender o conceito e fazer bonito!


“Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades”.

O QUE É VISAGISMO?

Primeiro vamos esclarecer um equívoco cometido por muitos, o “visagismo” não é uma técnica, mas sim um conceito, que já vinha sendo desenvolvido por Fernand Aubry, o criador do visagismo, em meados de 1937. Atualmente Philip Hallawell, desenvolveu o método e autor de livros que abordam o tema, é a maior referência em visagismo.

Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração e o design da barba é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, o seu estilo de vida, suas necessidades particulares e profissionais.

Conhecer a técnica de análise do rosto não faz do profissional um visagista, porque ele se mantém preso a estética da imagem, sem pensar no que a imagem expressa. Além disso, é preciso saber analisar o comportamento e a personalidade, saber explicar o que a imagem de uma pessoa expressa (e por que) e como a imagem a ser criada vai afetar seu comportamento e, conseqüentemente, suas relações com os outros. É necessário ter profundo conhecimento de como usar as linhas, formas, cores e outros elementos visuais para construir uma imagem que expressa a intenção do cliente e ter boa técnica para executar o trabalho.

POR QUE VISAGISMO?

Porque através do visagismo você terá adquirido uma imagem positiva, exaltando as qualidades, atenuando os aspectos negativos e, acima de tudo, coerente com a sua personalidade, valores pessoais e estilo de vida. Ou seja, o resultado de um serviço personalizado.

VISAGISMO É CUSTOMIZAÇÃO

A customização vai na contra-mão da massificação. Implica no abandono de fórmulas, regras e padrões. E adota procedimentos e atitudes que estimulem a criatividade. Não há soluções prontas, porque cada pessoa é única. As tendências de moda precisam ser adaptadas para cada pessoa, e deve ser observado se são apropriadas. Significa livrar-se da tirania dos modismos, mas mantendo o direito de brincar com eles.

“O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um”. Define Hallawell.

Caso você decida experimentar esse conceito, muita atenção ao escolher o profissional visagista que irá lhe atender. Pois há uma grande quantidade de profissionais que dizem praticar o visagismo, porém não dominam todas as técnicas ou não adquiriram todo o conhecimento.

Rômulo Marinho

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO