VISAGISMO – Ouse ser você mesmo

O Visagismo é uma arte que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada, objetivando revelar as qualidades antes escondidas, e até muitas vezes desconhecidas, proporcionando harmonia estética e como conseqüência autoconfiança.

Quando nos sentimos confortáveis e seguros em relação a nossa imagem isso reflete em nossas atitudes e a recíproca também é verdade. As outras pessoas passam a nos ver de forma diferente.

Usar uma roupa que seja tendência, não é nenhuma garantia de sucesso, pois se ela não comportar o estilo pessoal, não refletirá algo verdadeiro e, portanto a pessoa não se sentirá confortável com a imagem que está refletindo.

Os temperamentos no visagismo servem de diretriz para o estudo da imagem, vinculando as qualidades e fraquezas que podem ser tanto evidenciadas como amenizadas através da “construção” da imagem.

O sistema de avaliação dos temperamentos, baseado nas primeiras classificações da personalidade, a de Hipócrates e que é utilizado no visagismo, classifica os temperamentos em: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Todas as pessoas apresentam características das quatro categorias, mas em graus diferentes. Essas características têm aspectos positivos, chamados de forças, e outros negativos, chamados de fraquezas. (Visagismo Integrado – Philip Hallawell).


SANGUÍNEO
As pessoas que possuem este temperamento como predominante, costumam ser luminosas, extrovertidas, automotivadas, vibrantes, dinâmicas, destemidas, festivas e motivadoras.

COLÉRICO


Pessoas com temperamento colérico expressam atitude, são determinadas, emotivas, dramáticas, passionais e muitas vezes explosivas. É motivado pelo desafio.

MELANCÓLICO

Os melancólicos costumam ser organizados, disciplinados, sensíveis, pacientes, elegantes, introvertidos e competentes. Não gostam de enfrentar coisas novas, preferem a rotina devido ao fato de ser mais “confortável”.

FLEUMÁTICO
As pessoas com temperamento predominantemente fleumático costumam ser amigáveis, pacificadores, diplomáticos, evitam confrontos. São adaptáveis e refletem bem-estar devido a certo comodismo. Não costuma demonstrar grandes emoções e é o que menos se preocupa com a imagem. 

Quando nossa imagem como um todo evidencia demais uma característica que muitas vezes não refletem a nossa verdadeira identidade, acabamos por criar uma divergência pessoal, um paradoxo que nada mais é do que o oposto do que acreditamos ser verdade e isso reflete no modo como nos enxergamos e nos relacionamos.
Os símbolos arquetípicos presentes na composição da imagem passam sempre informações subjetivas de quem demonstramos ser, e o visagismo proporciona o equilíbrio e o ajuste se for o caso, dessas mensagens inconscientes.

Abaixo há um vídeo no qual Philip Hallawell, artista plástico criador das imagens que representam cada temperamento, mestre nesta arte nos fala de forma resumida muito do significado da arte que é o visagismo.

Ouse ser você mesmo através desta arte de forma consciente.

Beijos




Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO