Autoconhecimento o primeiro código do cadeado.

“Para se ter talento é necessário estarmos convencidos de que o temos.” Gustave Flaubert
Uma analogia que gosto muito de utilizar nos meus processos de Coaching é a do cadeado com códigos que guarda o tesouro escondido em nosso inconsciente. O tesouro sendo todas as nossas potencialidades e talentos e o cadeado os processos de desenvolvimento pessoal.

Cada segredo deste cadeado é uma ação que nos aproxima desse conhecimento que nos torna mais confiantes e seguros de avançarmos em direção aos nossos sonhos e conquistas.

O primeiro segredo e o mais importante é o autoconhecimento, pois através dele passamos a de fato nos conhecer na essência. Nos processos de Análise Comportamental é comum serem apontadas competências até então desconhecidas.
Em um primeiro momento há o questionamento e não aceitação desta competência, após algumas provocações de situações vivenciadas na história dessa pessoa passa então a haver evidências que confirmam que de fato estão presentes, negligenciadas na maioria das vezes, mas presentes para serem desenvolvidas e potencializadas.

Um exemplo é uma pessoa afirmar ser péssima em vendas, mas em seu Assessment – Análise Comportamental é apontada essa como uma de suas principais competências; Muitas vezes essa rejeição ocorre por falta de identificação com o trabalho ou produto.


Existem diversos processos e “ferramentas” que auxiliam nessa descoberta, mas a reflexão sobre o estado atual, as escolhas que o fizeram chegar até aqui, os desejos e sonhos para o momento futuro; o quão perto ou distante estou do que acredito ser e estar, são perguntas que de tempos em tempos devem ser feitas e refletidas.

SER + FAZER + TER

– O que gostaria de SER que ainda não sou?

– O que gostaria de FAZER que ainda não faço?

– O que gostaria de TER que ainda não tenho?

Não basta saber o código, é necessária a atitude para acessá-lo, entender que estamos em evolução constante em busca dessa essência que nos aproxima de nossos talentos e potencial maior. 




Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO