A moda é sempre expressão de seu tempo e quando ela se faz presente em nosso estilo e necessidades há uma integração que nos torna únicos apesar dos “modismos” que possam existir.
Um inglês chamado Charles Frederic Worth em 1860 e em Paris, teve a idéia de assinar as roupas que criava, colocando etiqueta como se fosse uma obra de arte culminando assim o início da moda. Pois a partir dai as senhoras da alta sociedade local só queriam roupas assinadas por estilistas conhecidos. Isso era considerado moda e o resto só roupa, também culminou com o nascimento da imagem da marca.
Paris é considerada o berço da moda também devido sua organização local. As primeiras lojas foram abertas na França e em 1900 a alta costura francesa realizou sua primeira exposição mundial, apesar de ter sido um inglês o fundador da alta costura que aliou a técnica de corte inglês à ostentação francesa.
A moda da época era o corpo feminino apertado como forma de ampulheta no centro frágil e delicado e em cima e em baixo exuberante e de perfil em formato de “S” mais ou menos acentuados dependendo do espartilho.
Na época médicos e mulheres lutavam em conjunto contra o espartilho, mas havia também um interesse de independência por parte da indústria têxtil internacional em relação ao domínio da moda parisiense. Mas foi em Paris que Paul Poiret revolucionou a costura libertando a moda feminina do espartilho, não foi só o espartilho, ele criou também sutiãs flexíveis e ligas leves.
Hoje temos a liberdade de usar e ousar de modelagens diversas desde espartilhos a cortes retos conforme o gosto e estilo pessoal, mas como vimos nem sempre foi assim. Na época é claro que não eram os mesmos espartilhos que temos hoje no mercado, eram extremamente desconfortáveis.
Fonte: MODA 150 anos – Charlotte Seeling
Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.
Bel Pires
Oi Sieg, se me permite acrescentar uma informação ao seu post, Worth foi também inovador , por ter sido o primeiro costureiro a apresentar suas coleções usando modelos vivos. Adoro o seu blog.Abraços
Sieg Pontes
Oi Bel,É verdade ele foi o primeiro a reunir suas melhores clientes para apresentar sua nova coleção de vestidos.Obrigada pela contribuição e fique a vontade para vir e acrescentar sempre que quiser.Bjss
STUDIO LE GRAIN
Adorei! Gosto de blogs inteligentes e que acrescentem algo em termos de saber. Worth tbém é a marca do meu perfume favorito 'Dans la Nuit'… pena que seja raro e eu não o encontre mais, apenas em pequenos frascos de coleção vendidos para colecionadores aficionados.
Sieg Pontes
Fico feliz quando vejo que o objetivo do blog está sendo alcançado. Que é justamente ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos e impressões a respeito de moda, imagem e comportamento…Obrigada;)
Abbie
Ola, assisti a tua palestra ontem no SENAC, e adorei. Tenho muito interesse na área do visagismo e estou em busca de cursos nesta área.
Sieg Pontes
Oi Abbie,Fico feliz por você ter gostado:)O visagismo é realmente fascinante e com o tempo você percebe que quanto mais o conhecemos, maior é o interesse que ele desperta.Bjss
David Iannini
Oi,sou David Iannini(Produtor de moda e Styling, e editor do blog Acordei Fashionista).Encontrei seu blog em buscas pela net, adorei o espaço!Aproveito para deixar o link do meu blog!http://acordeifashionista.blogspot.com/Se curtir me segue(sigo devolta).Não importa como vc está se sentido hoje: levante-se, vista-se, e brilhe!Abraço!
Sieg Pontes
Oi David,Muito legal a proposta do seu blog;) e o lema "Não importa como vc está se sentindo hoje:levante-se, vista-se e brilhe!" É tudo;)Bjss