A contribuição do esporte para moda

As mulheres na década de 10 com a prática de atividades físicas e da dança fizeram surgir novas tendências na época impensadas e com o surgimento da Ballets Russes (companhia de balé Russo) em Paris. A moda, maquiagem e modo de vida não foram mais os mesmos.

As roupas das mulheres na época não eram favoráveis a prática esportiva. Foi então quando Chanel teve a idéia de utilizar tecidos maleáveis e delicados de malha para a criação de vestimentas para a prática de esportes.

 A 1ª guerra mundial fez quebrar paradigmas de moda, pois o uso de uniformes e o de roupas de luto que prevaleceu naquele período e como as mulheres passaram a desempenhar atividades que antes eram desempenhadas por homens como: agricultura, construção, administração de empresas… Ganharam assim mais autonomia sobre sua maneira de viver e o vestuário se tornou funcional.

A mudança ocorrida com o fim da guerra tomou força com a necessidade que as pessoas tinham de se divertir, dançar e era com roupas mais leves que facilitassem os movimentos. Seriam os chamados “anos loucos” da década de 20.



Como as mulheres haviam assumido o trabalho que antes era somente masculino, provaram não apenas serem capazes de entrar para o mercado de trabalho como de serem remuneradas e poderem gastar seu dinheiro como bem entendessem, investindo na sua imagem. As mulheres maquiavam-se, depilavam-se e perfumavam-se como se fossem artistas.


            Enquanto a moda da noite era influenciada pela dança a moda do dia sofria influências desportivas. Hoje as roupas para prática de esportes são bem diferentes, são mais modernas e acompanham as tendências da moda.


           A roupa da academia não deve ser aquela camisa de gola careca com alguns números acima do nosso. Muito pelo contrário quando escolhemos a roupa adequada (corte e decotes) ao nosso biotipo temos a impressão visual que estamos evoluindo.
       Particularmente não considero apropriado o uso de argolas e bijus para a prática de atividade física, existem outras formas apropriadas de manter o seu estilo na academia com o uso de cores por exemplo.


Fonte: MODA 150 anos – Charlotte Seeling

Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO