A comunicação através da imagem

A imagem comunica quem nós somos ou como gostamos de sermos vistos mesmo que de forma inconsciente. Já na pré-história, quando os homens das cavernas se protegiam com peles de animais que caçavam para se alimentar, já demonstrava se eram bons caçadores e conseqüentemente mais fortes e desejáveis como chefes do clã.

Na idade média a moda se torna um fenômeno social, à medida que surge o comércio, e a burguesia que passa a copiar o modo de vestir da corte com o objetivo de se aproximar da nobreza; E esses por sua vez passaram a buscar uma nova forma de se vestir para se distinguirem dos burgueses. Surgindo os ciclos da moda, pois sempre que mudavam seu modo de vestir a burguesia copiava. 

Mesmo que a moda tenha surgido devido à distinção de classes sociais, ela não perde a sua condição de efêmera, porém é sim um fenômeno social por se relacionar aos modos, costumes e realidades de uma determinada sociedade em um dado momento.

A moda é como um retrato da história, pois ela nos permite identificar diferentes momentos e o modo como em determinado período as pessoas reagiam aquele momento histórico. Por exemplo, quando no período pós- segunda guerra mundial, em que a sociedade vivia ainda o racionamento devido à recessão e as mulheres adotaram o New Look pela necessidade de expressarem como gostariam de viver livres das dificuldades e da escassez sofrida naquele período de guerra.

Hoje essa mesma necessidade de expressão nos acompanha e nos impulsiona muitas vezes aos excessos de consumo. Quando buscamos um objeto de desejo que expressará nosso modo de ver e sermos vistos. Pode ser uma bolsa ou uma determinada marca de sapato, acessório, enfim algo que irá nos definir.


Até mesmo ausência de informação no modo como nos vestimos, pode comunicar muitas vezes uma baixa auto-estima, como se não quiséssemos ser vistos ou notados.


Independente da nossa intenção, estaremos comunicando sempre uma mensagem para o grupo ao qual pertencemos e nos relacionamos. Quando a mensagem está em harmonia com quem somos e com os nossos objetivos (visagismo), então estaremos usufruindo do melhor de nós e nos comunicando da melhor forma possível.







Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO