Cinema, comunicação visual e visagismo…

Existem alguns filmes que são clássicos em matéria de comunicação visual. Por abordarem de maneira direta assuntos relacionados e por isso se tornam tão interessantes e curiosos.

A imagem sempre comunica uma mensagem, Yung já desenvolvia pesquisas relacionadas aos símbolos arquetípicos que independente da cultura ou tempo, sempre provocavam as mesmas sensações. No visagismo trabalhamos com linhas, cores buscando a adequação de estilo e harmonização da imagem aos objetivos de vida.

No filme Hicth – Conselheiro amoroso. O filme se inicia com a narração do personagem principal afirmando que mais de sessenta por cento da comunicação humana é não verbal e mais a frente faz a leitura de uma mulher baseado na mensagem que ela está transmitindo que no caso em questão é de alguém que transmite, através de seus símbolos arquetípicos de cabelo e acessórios seu estado de espírito do momento.

Os elementos visuais que fazem parte do nosso vestuário, sejam através das cores ou acessórios escolhidos, sempre comunicam uma mensagem de forma inconsciente. E quando o dominamos tornamos nossa comunicação mais eficiente, pois o que falamos será reforçado com a mensagem que transmitimos.

O visagismo busca reforçar qualidades que estão presentes no indivíduo, pois se não, torna-se artificial e o efeito pode ser contrario.  É verdadeiramente a personalização da imagem com princípios de harmonia e estética.

A arte imita a vida e o processo de reconhecimento e descoberta é incrível devido ao fato do autoconhecimento fortalecer a auto-estima e isso refletir na realização de objetivos e facilitar nossa expressão.








Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO