Moda o princípio do encantamento

          A moda é sempre expressão de seu tempo e quando ela se faz presente em nosso estilo e necessidades há uma integração que nos torna únicos apesar dos “modismos” que possam existir.

Um inglês chamado Charles Frederic Worth em 1860 e em Paris, teve a idéia de assinar as roupas que criava, colocando etiqueta como se fosse uma obra de arte culminando assim o início da moda. Pois a partir dai as senhoras da alta sociedade local só queriam roupas assinadas por estilistas conhecidos. Isso era considerado moda e o resto só roupa, também culminou com o nascimento da imagem da marca.


       Paris é considerada o berço da moda também devido sua organização local. As primeiras lojas foram abertas na França e em 1900 a alta costura francesa realizou sua primeira exposição mundial, apesar de ter sido um inglês o fundador da alta costura que aliou a técnica de corte inglês à ostentação francesa.

A moda da época era o corpo feminino apertado como forma de ampulheta no centro frágil e delicado e em cima e em baixo exuberante e de perfil em formato de “S” mais ou menos acentuados dependendo do espartilho.

        Na época médicos e mulheres lutavam em conjunto contra o espartilho, mas havia também um interesse de independência por parte da indústria têxtil internacional em relação ao domínio da moda parisiense. Mas foi em Paris que Paul Poiret revolucionou a costura libertando a moda feminina do espartilho, não foi só o espartilho, ele criou também sutiãs flexíveis e ligas leves.

Hoje temos a liberdade de usar e ousar de modelagens diversas desde espartilhos a cortes retos conforme o gosto e estilo pessoal, mas como vimos nem sempre foi assim. Na época é claro que não eram os mesmos espartilhos que temos hoje no mercado, eram extremamente desconfortáveis. 



Fonte: MODA 150 anos – Charlotte Seeling

Escrito por

8 Comentários

  • Bel Pires

    Oi Sieg, se me permite acrescentar uma informação ao seu post, Worth foi também inovador , por ter sido o primeiro costureiro a apresentar suas coleções usando modelos vivos. Adoro o seu blog.Abraços

  • Sieg Pontes

    Oi Bel,É verdade ele foi o primeiro a reunir suas melhores clientes para apresentar sua nova coleção de vestidos.Obrigada pela contribuição e fique a vontade para vir e acrescentar sempre que quiser.Bjss

  • STUDIO LE GRAIN

    Adorei! Gosto de blogs inteligentes e que acrescentem algo em termos de saber. Worth tbém é a marca do meu perfume favorito 'Dans la Nuit'… pena que seja raro e eu não o encontre mais, apenas em pequenos frascos de coleção vendidos para colecionadores aficionados.

  • Sieg Pontes

    Fico feliz quando vejo que o objetivo do blog está sendo alcançado. Que é justamente ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos e impressões a respeito de moda, imagem e comportamento…Obrigada;)

  • Abbie

    Ola, assisti a tua palestra ontem no SENAC, e adorei. Tenho muito interesse na área do visagismo e estou em busca de cursos nesta área.

  • Sieg Pontes

    Oi Abbie,Fico feliz por você ter gostado:)O visagismo é realmente fascinante e com o tempo você percebe que quanto mais o conhecemos, maior é o interesse que ele desperta.Bjss

  • David Iannini

    Oi,sou David Iannini(Produtor de moda e Styling, e editor do blog Acordei Fashionista).Encontrei seu blog em buscas pela net, adorei o espaço!Aproveito para deixar o link do meu blog!http://acordeifashionista.blogspot.com/Se curtir me segue(sigo devolta).Não importa como vc está se sentido hoje: levante-se, vista-se, e brilhe!Abraço!

  • Sieg Pontes

    Oi David,Muito legal a proposta do seu blog;) e o lema "Não importa como vc está se sentindo hoje:levante-se, vista-se e brilhe!" É tudo;)Bjss

DEIXE UM COMENTÁRIO