No processo de empreender sonhos com resultados, algo, de extrema importância, é ampliar a mente e o entendimento para o novo, e se livrar de rótulos e de tudo que limite a sua liberdade criativa.
Tem um conceito, que eu trabalho bastante, tanto em meus processos de Coaching de Comunicação e Imagem, quanto nos treinamentos empresariais que é a diferença entre o arquétipo e o estereótipo.
Quer seja no Visagismo, ou utilizando a Programação Neurolinguística – PNL. O arquétipo serve de orientação para o entendimento do por que, da escolha de algumas referências de imagem, e em relação ao processo de ancoragem visual (referências visuais que servem como acionadores de estados emocionais) auxiliando no alcance de objetivos.
A maneira mais simples de entender algo relativamente complexo, é pensar que o arquétipo tende sempre a ideia de ampliação de um conceito e que independente do momento histórico, etnia e cultura, tende a ter os mesmos significados.
Exemplo: quando pensamos no conceito da palavra “Herói” associamos características como coragem, valentia, conquistas… “Mãe”, cuidado, proteção, amor…
Já o estereótipo são generalizações, maneiras resumidas, limitadas e geralmente carregadas de pré-conceito que só prejudicam nossa percepção do outro, influenciando todo nosso processo de comunicação.
O importante de todo esse conceito é que você consiga ter o entendimento do quanto suas conclusões e decisões, têm sido motivadas, por uma maneira limitada de ver e compreender a vida e quanto elas podem ser ampliadas e assim te levarem a alcançar muito mais resultados.
E você tem avançado progressivamente em direção aos seus objetivos? Ou tem algum pensamento que tem atrasado sua caminhada?
Deixo para vocês essa reflexão e o desejo que sua trajetória seja cada vez mais plena de alegrias, significado e resultados.
Gostou? Curta e compartilhe.
Ficou com alguma dúvida? Pergunte que terei a maior satisfação em responder.
Bjss
Siegried Pontes