Cores verdadeiras – True Colors

O inverno para quem mora no sul do Brasil começa a se distanciar e o calor dos tons coral começa a ser cada vez mais freqüente nas vitrines e coleções das próximas estações.

Na realidade devido ao Color bloking já nos habituamos a não apenas ver como misturar essas cores fortes como laranja ou o coral com outras contrastantes já em 2010.

Os looks coloridos fazem parte da moda desde a década de 60 quando as estampas psicodélicas com cores contrastantes foram à sensação daquele período. Há teoria que afirma que a preferência pelas cores se relaciona de forma direta com a economia e humor nacional. Como na época da Depressão americana, por exemplo, em que as cores predominantes eram o preto, marrom, cinza, vinho…

A nossa preferência por uma determinada cor geralmente é um indício que ela faz parte do conjunto de cores que harmonizam melhor com nossa coloração natural. Há exceções, mas a afinidade pode ser sim uma dica.

As cores laranja e coral, por exemplo, fazem parte da minha paleta de cores (conjunto de cores e tonalidades que harmonizam e valorizam minha imagem). Minha paleta pela teoria sazonal das cores é Primavera Pura.
Essa predileção por determinadas cores são independentes de moda ou tendências. Se você nunca fez uma análise de cores e não sabe qual a sua paleta, analise aquelas que você gosta independente de moda ou tendência, provavelmente essa cor faz parte de sua paleta.
São as nossas verdadeiras cores que são analisadas: conjunto de pigmentação da pele, olhos e cabelos que nos iluminam e nos tornam mais interessantes visualmente.
Outra cor que agora vemos com mais frequência é o azul turquesa que combina maravilhosamente com o coral. 


Na psicologia das cores os tons mais claros do azul, segundo o Wagner Institute of Color, induzem o cérebro a produzir onze tipos de hormônios tranqüilizantes. Por isso o azul costuma deixar as pessoas mais confortáveis umas com as outras proporcionando uma melhor interação.
Enquanto o azul representa estabilidade, status e tranqüilidade, o coral por ser uma cor quente, que mistura o vermelho com amarelo, representa poder, atenção, energia e audácia. Por isso que a combinação das cores coral e azul turquesa é tão inteligente e bonita.

 Escolhi estas duas cores para exemplificar porque ambas fazem parte da minha paleta de cores. Conhecer as nossas verdadeiras cores nos proporciona harmonia estética visual, pois as escolhas de roupas, acessórios, coloração e make não serão de forma aleatórias, sem critério, mas coerentes com nossa essência.

A música True Colors da Cyndi Lauper, hit dos anos 80, traduz um pouco de forma romântica e poética este conceito de cores pessoais.

“Não tenha medo de deixar aparecer suas verdadeiras cores, pois elas são bonitas como um arco-íris”. Cyndi Lauper




Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO