Segredos de Estilo


Um dos aspectos que mais contribuem para que um look fique perfeito é o corte e caimento das roupas. Mesmo antes de conhecer mais um pouco deste universo de Imagem Pessoal já considerava que era o principal em uma roupa – Ficar bem para o meu tipo físico, independente de marca ou outro critério.

Hoje sei que a análise correta do nosso biotipo possibilita que acertemos muito mais neste item de caimento, passamos a entender o porquê de certas pessoas parecerem tão bonitas, ou com um corpo tão bonito e outras não.

Eu já vivenciei inúmeras situações que ratificam esta teoria. Muitas vezes me perguntaram o que estava fazendo para estar mais magra. Enquanto na realidade eu tinha até engordado um pouquinho. Minha resposta era sempre – Pura ilusão de ótica.

Com a modelagem adequada ao seu tipo físico e a cor certa é possível parecer mais magra, alta, nova e bonita. 

A Cameron Diaz na foto abaixo é um exemplo de cor e modelagem errada. Apesar de super magra, ela não tem a cintura muito definida então não deveria ter nada que evidenciasse essa região como na foto, ao invés deveria ter uma faixa sim, mas na mesma cor do vestido ou mais escura.

Apesar de ser linda ela não estava em seus melhores dias como na foto abaixo que o marrom além de combinar melhor com o tom de pele dela as proporções de caimento e volume a favoreceram extremamente.

Outro exemplo é o vestido de festa abaixo que também brinca com as proporções.

O equilíbrio é o que determina uma boa imagem corporal.

Dicas de Estilo:

– Sempre valorizar o que se tem de bonito e disfarçar pequenas imperfeições.


– Usar das cores e acessórios para composição e equilíbrio visual.


– Pessoas mais baixas devem usar colares compridos, por produzirem uma linha vertical no centro da silhueta e brincos pequenos para evitar um visual pesado; Peças monocromáticas porque alongam a silhueta.

– Pessoas mais altas devem usar cores diferentes na parte superior e inferior do corpo, estampas graúdas, listras e recortes horizontais, calça com barra italiana, calça corsário ou capri que dão a impressão de perna mais curta.

– Acima do peso devem usar tecidos lisos, leves usados com um body redutor por baixo; Sobreposições com fendas, combinando com peças mais justas, decotes que ressaltem o colo e alonguem o pescoço; Camisas, pois o abotoamento vertical causa a ilusão de alongamento.
Existem inúmeras dicas que valorizam e ajudam o efeito de ilusão de ótica.

Concordo quando Cristiana Arcangeli afirma: “Ser bonita passou a depender de quanto você quer se dedicar a isso. Não é mais um segredo da natureza, ou uma visão paradisíaca do fonte que jorra a eterna juventude.” É antes de tudo autoconhecimento, conhecer o que nos favorece ou não. 

Inspirado no livro: O que toda mulher precisa saber de moda – Gustavo Sarti.



Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO