CORES – Efeito psicológico


“Viver sem cores não tem sentido, e é absurdo, pois elas iluminam, reanimam, levantam e trazem prazer àqueles que as usam e àqueles que as vêem”.  – Gianni Versace



A cor é um dos elementos de maior impacto visual, pois é o primeiro que chama atenção.

A cor pode causar diferentes reações dependendo da cultura, ambiente e criação. Por isso é comum, certas cores serem tão atrativas pra uns e repelentes para outros.  


As cores possuem também uma influência psicológica relevante. Um estudo feito no Wagner Institute of Color mostrou que, quando passamos um tempo na presença de alguém que use um terno de cor fria , como verde ou azul, podemos nos sentir como se o tempo estivesse demorando a passar. Porém passar o tempo em companhia de alguém vestido de amarelo ou vermelho, vai nos fazer sentir que o tempo está andando depressa. 
Algumas cores nos passam a sensação de vida, enquanto outras provocam em nós introspecção.

Uma simples echarpe ou gravata na cor rosa pode diminuir a ansiedade e outra em uma cor mais quente como laranja irradiar alegria e disposição.

Antes de escolhermos determinada cor para uma ocasião ou situação que consideremos importante devemos levar em conta não apenas como nos sentimos em relação a elas, mas também o efeito inconsciente causado àqueles que nos vêem.




Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO