VISAGISMO – Qual a mensagem que você passa?

O Visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada de acordo com a personalidade, tipo físico e atividades desempenhadas – Philip Hallawell.

O profissional visagista utiliza o conhecimento da linguagem visual através da leitura de traços fisionômicos, atitude postural… Adequando com o objetivo do cliente e a imagem que se pretende demonstrar.

Quando fazemos a consultoria de visagismo primeiramente analisamos a imagem atual e explicamos qual a mensagem visual que esta imagem está passando; em seguida se está em sintonia com o temperamento e personalidade do cliente; após esta etapa se a imagem atual está em harmonia com o momento e objetivos pretendidos.

Apesar do “Visagismo” ser originário da palavra “Visage” que no francês significa rosto, ele vai muito além. Como diz nosso mestre Philip Hallawell – O visagismo é uma forma de arte, em que o corpo se faz tela e moldura, expondo-se na galeria aberta que é a sociedade. 


Alguns exemplos e dicas de linguagem visual:

        Cabelos retos e escuros:

Mensagem: Transmitem seriedade e credibilidade na mensagem

Cuidado: Dependendo da idade pode envelhecer a imagem 




Cabelos com linhas inclinadas:

Mensagem: Transmitem seriedade e credibilidade na mensagem

Cuidado: Dependendo da idade pode envelhecer a imagem






Cabelos mais claros:

Mensagem: Se a cor de fundo for mais escura rejuvenesce

Cuidado: Se estiver no mesmo tom, muito claro o efeito é o de envelhecimento que dependendo da idade e intenção é prejudicial.




Cabelos encaracolados:

Mensagem: As curvas fechadas são ligadas às emoções conturbadas, principalmente quando entranhadas, passam a mensagem de algo lúdico

Cuidado: Como transmitem a mensagem infantil, tendem a não transmitir muita credibilidade, por isso quando na idade adulta é comum as mulheres preferirem o visual liso.


A análise visagista é um momento de descoberta, que leva a um objetivo de adequação para alguns, orientação para outros e autoconhecimento direcionado para aqueles que se entregam ao processo como um todo.








Escrito por

DEIXE UM COMENTÁRIO